quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Drenagem biliar percutânea

Drenagem biliar percutânea.


Drenagem biliar externa. Saída de bile para bolsa coletora.
Drenagem biliar externa. Saída de bile para bolsa coletora.

As vias biliares são canalículos existentes dentro do fígado, que carregam a bile produzida pelo fígado para a vesícula biliar e, posteriormente, para o intestino. A drenagem biliar percutânea consiste na desobstrução destes canalículos com acesso através da pele.
Aproximadamente 600 ml de bile são produzidos diariamente. Quando ocorre obstrução dos canalículos biliares, seja por cálculos ou por tumores, o paciente apresenta acúmulo das bilirrubinas no sangue e apresenta icterícia (olhos e pele amarelos), fraqueza, coceira na pele, enjôos e vômitos. Essa situação também predispõe ao surgimento de infecção grave das vias biliares (colangite). A drenagem biliar serve para melhorar os sintomas do paciente e para prevenir e tratar a colangite.
A drenagem biliar pode ser realizada de três maneiras principais:
  • Drenagem biliar externa: Um cateter é colocado dentro do canalículo biliar e é conectado em bolsa coletora. A bile sai do fígado em direção à bolsa coletora.
  • Drenagem biliar interna-externa: Um cateter especial é colocado dentro do canalículo biliar e comunica o fígado com o intestino. Não é necessário utilizar bolsa coletora, porém uma parte do cateter permanece presa à pele.
  • Drenagem biliar interna: Um stent (semelhante ao utilizado no coração) é colocado na região de obstrução para facilitar o caminho fisiológico da bile para o intestino. A grande vantagem é que não são necessárias bolsas coletoras e cateteres.
O risco de desenvolvimento de infecções seja durante o procedimento ou imediatamente após não é desprezível, sobretudo no grupo de pacientes que já apresente sinais clínicos ou laboratoriais de infecção. Outro risco importante, porém menos comum, é o sangramento, frequentemente auto-limitado.
O tempo de internação após a drenagem varia de acordo com o estado geral do paciente, podendo acontecer em 24 a 48 horas nos casos mais simples. Nos casos mais graves, é necessário internação no CTI para observação.
Drenagem biliar interna externa. Cateter comunica as vias biliares com o intestino e pode, também, permanecer aberto com saída de bile para bolsa coletora.Drenagem biliar interna com stent. O stent é colocado na região da estenose e permite o caminho fisiológico da bile.
Drenagem biliar interna externa. Cateter comunica as vias biliares com o intestino e pode, também, permanecer aberto com saída de bile para bolsa coletora.Drenagem biliar interna com stent. O stent é colocado na região da estenose e permite o caminho fisiológico da bile.
Assim esta meu dreno.

Internação.

olá  galera, quanto tempo!!!! tantas coisas aconteceram!!!
dia 20 de agosto recebi um telefonema, era a secretaria do dr. Rodrigo me avisando que o plano já havia autorizado a colocação do dreno no figado.
Então fui para Itaperuna no dia seguinte, já fui com a internação marcada, fui direto para o hospital, fui acompanhada do nosso Senhor Jesus Cristo.
Então fui para a hemodinâmica para colocar o dreno, e não foi diferente aquela dor horrível, arrepiante, desesperadora......mas recebi a notícia que o dreno havia saído do lugar, e teriam que colocar novamente, mas pedi ao medico que não fosse nesse mesmo dia pois eu já estava sem forças. E então ele deixou para fazer no dia seguinte na quinta feira.( e eu agradeci muito a Deus).
acordei bem fiz minha oração e fui para a hemodinâmica novamente para colocar o dreno e então o médico me avisou que estava aguardando o anestesista,  eu respirei fundo e orei muito a Deus que tudo desse certo!! o médico anestesista chegou aplicou a anestesia eu apaguei.
Então foi onde veio o suto quando acordei, o médico me chamando e percebi que eu estava monitorada por aparelhos, eu havia tido uma hemorragia na cirurgia, perdi muito sangue, e descobriram uma pneumonia domiciliar, isto é, cheguei ao hospital com ela.   Então eu precisava ficar no CTI, me assustei, mas acho que não por mim, mas como meus filhos, meu irmão e meu esposo receberiam essa noticia. eu lembro que meus aparelhos de celular estavam todos desligados.
consegui ligar o celular no dia seguinte, havia mais de 30 chamadas, mensagens, e eu não conseguia falar, e estava com a mascara de oxigênio no rosto, observaram uma saturação na minha respiração, eu não podia fazer o mínimo de esforço por causa da falta de ar.
Eu pedi ao dr. Rodrigo para não me deixar ali, mas ele falou que seria o melhor pra mim, e eu não poderia ficar no quarto pois teria que ser vigiada 24h. 
Ali no CTI tomei banho no leito, não podia me levantar para ir ao banheiro, não podia nem me mexer na cama, ali fui muito bem atendida, fazia fisioterapia 3 vezes ao dia e uma na madrugada, precisei aprender a respirar sozinha novamente, a prender a andar novamente, ate mesmo a falar. 
Comecei a considerar os enfermeiros e enfermeiras, e fisioterapeutas como meus amigos.... pessoas que faziam tudo para me ajudar, fora as medicas plantonistas que doçuras de pessoas!!!!!
No dia que recebi alta do CTI eu chorei porque não queria sair dali, fiz verdadeiras amizades ali dentro, e vi o tratamento dos profissionais com pacientes, com amor, carinho e dedicação.
E dali fui transferida para o quarto, já andava divagar, continuava fazendo fisioterapia respiratória.
Dr. Rodrigo como sempre muito atencioso, sempre me acalmando, me explicando o que aconteceu, ali fui tratada da pneumonia, e recebi alta dia 31/08. passei 10 dias internada, Deus me transformou tanto que para mim hoje esta aqui é um milagre!!!
Todos os momentos eu sentia a presença de Deus, ao meu lado, ao meu redor.
mas graças a Deus me recuperei, estou com o Dreno.
Drenagem biliar externa. Saída de bile para bolsa coletora.
Assim  ficou meu dreno, eu tenho foto em breve postarei, precisarei ficar com esse dreno por 1 ano.
Quando recebi alta minha maior alegria foi ver minha familia chegando para me buscar, foi muito emocionante, passei no CTI para me despedir do pessoal e foi uma emoção enorme, eu chorava de um lado e os enfermeiros de outro!!!!!
mas toda honra e toda Gloria é do nosso Deus!!!!