segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Perguntas e respostas.

boa tarde pessoas, que a paz de nosso Senhor Jesus esteja conosco!!!
bem aqui comigo esta tudo bem graças a Deus, ainda aguardando o chamado para colocar o dreno no fígado.  Mas enquanto isso eu creio que Jesus esta aqui trabalhando.
na ultima consulta que fui em Itaperuna, eu recebi um jornalzinho do bairro o nome é: "jornal mania de saúde". eu li e achei algumas perguntas e respostas interessante e então resolvi reescreve-las aqui para que todos possam ler e saber um pouco mais.
quem responde as perguntas é a Drª Priscila, ela é pesquisadora científica sobre doenças do fígado e importantes trabalhos da área,atuando na linha de cirrose suas complicações, na universidade de são paulo,é especializada em gastroenterologia clínica e hepatologia, e detentora do titulo em transplante de fígado.

Quais são as principais doenças virais que atacam o fígado e qual o seu meio de trasmissão?

R: " A  hapatite A é a mais comum e a menos grave das hepatites. pode ser transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados, urina e fezes de animais.

   A hepatite B pode causar infecção aguda ou crônica. a infecção crônica pelo vírus da hepatite B afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas, sendo uma das principais causas da cirrose em todo o mundo. o vírus pode estar presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada, e a transmissão pode ocorrer durante a relação sexuais; da mãe para o feto na gravidez, através de pequenos ferimentos na ´pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue.

A hepatite C atinge um universo aproximado de 2 milhões de brasileiros infectados, segundo dados do ministério da saúde. é atualmente a principal causa de transplante hepático em países desenvolvidos e responsável por 60% das doenças crônicas do fígado. as formas mais comuns de transmissão são o contato com o sangue contaminado.

A hepatite D é considerada uma partícula de vírus que só consegue sobreviver se a pessoa também tiver o vírus B."

O álcool é tradicionalmente conhecido como o grande vilão do fígado. quais são as doenças que ele causa a este órgão?

O consumo crônico e/ou excessivo de álcool pode causar uma variedade de problemas hepáticos, incluindo a esteatose, que é o excesso de gordura no fígado, a hepatite alcoólica, que é a inflamação e, finalmente a cirrose que é um dano permanente ao fígado e, no caso de cirrose hepática, a segunda causa de indicação de transplante hepático.

3) Muitos se fala, atualmente, em doença hepática gordurosa ou fígado gorduroso. quais são as causas desta patologia e o que deve fazer o paciente?

É um acúmulo de gordura nas células do fígado. ela pode ser dividir em doença gordurosa alcoólica do fígado ou doença gordurosa não alcoólica do fígado. entre as principais causas da esteatose hepática, estão a obesidade, o diabetes e a resistência insulínica, as hepatites virais, o consumo excessivo de álcool, níveis elevados de triglicerídeos e colesterol no sangue. se nãpfor controlada, tem o potencial de evoluir para a cirrose hepática. são recomendados exames aos pacientes para avaliação do risco de progressão da doença..

Bem aqui termino essas  perguntas e respostas, espero ter ajudado um pouco !!!!
bjssssss 



Nenhum comentário:

Postar um comentário